Veículos elétricos serão mesmo amigos do ambiente?
Quando os veículos elétricos estão em circulação de facto não emitem gases poluentes, já que nem possuem tubo de escape!
Mas é necessário realizar uma análise mais ampla e explorar as etapas de produção do automóvel.
Na produção de um veículo elétrico são utilizados inúmeros recursos minerais, principalmente no fabrico das baterias, tais como: Cobalto; Níquel; Lítio; Terras raras (incluem inúmeros elementos químicos pertencentes ao grupo dos Lantanídeos); Ferro; Alumínio, entre outros. Ora, todos estes recursos são Não Renováveis, o que põe em causa a sustentabilidade do planeta.
O Lítio tem estado na ordem do dia no nosso país, a propósito da sua extração na região de Montalegre, que poderá ter início em breve. Este elemento químico está presente em minerais como a Espodumena, a Petalite ou a Lepidolite. Estes minerais são constituintes dos Pegmatitos, que são Granitos com megacristais. O Lítio é o principal componente das baterias.
Para não falar nas grandes quantidades de outros materiais que são necessários para a produção de carros elétricos, como o plástico e a borracha.
Uma fábrica de baterias deixa uma pegada de Dióxido de carbono impressionante!
E, quando colocamos a bateria a carregar, será que essa energia elétrica é obtida a partir fontes limpas, como a eólica ou hídrica?
Se for produzida de forma tradicional, é tão ou mais poluente que a gasolina ou o gasóleo.
Vale a pena pensar nisto antes de comprarmos a ideia de que a batalha por um planeta mais sustentável pode começar pela aquisição de um veículo elétrico!
Comentários
Enviar um comentário