Arquitetura medieval

 Estilo Românico

Durante a Reconquista Cristã (séculos XI , XII e primeira metade do século XIII),as construções religiosas pareciam fortalezas. Nelas, as populações podiam refugiar-se em caso de guerra. Foram construídas no Estilo Românico, por influência francesa.

Foram muito importantes durante a Reconquista Cristã.

Principais características: paredes grossas e baixas, poucas janelas e estreitas , arcos de volta perfeita , planta em cruz latina, rosáceas, abóbadas de berço.
Predominam no território português dois tipos de construções românicas: as grandes catedrais, nos centros urbanos, e as pequenas igrejas, nas zonas rurais, sobretudo no Norte do país.


      Igreja de S.Pedro de Rates

                 Arco de volta perfeita





Estilo Gótico

Este estilo arquitetónico desenvolveu-se em Portugal no século XIII. 

Os edifícios altos, de paredes finas e altas e aspeto leve, com vitrais (vidros pintados) e arcos quebrados

Refletem um período de paz e prosperidade económica que levou à construção de grandes igrejas, sobretudo nas zonas urbanas. 

No território português os edifícios góticos predominam no Centro e Sul do país, onde foram construídos após a expulsão dos Muçulmanos.

Destas construções destacam-se o Mosteiro de Alcobaça, a Igreja de S.Francisco no Porto, o Mosteiro da Batalha ou de Santa Maria da Vitória, mandado construir por D.João I , após a vitória na Batalha de Aljubarrota.



                                                     Mosteiro da Batalha



Rosácea

Arcos de volta quebrada

 

Vitrais



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PHDA... e agora?

Um filmezinho para descontrair 💆

Expansão Portuguesa