PHDA... e agora?
Algumas dicas para lidar com crianças com PHDA:
Na sala de aula
1. Sente-a na primeira fila
2. Estabeleça um bom contacto visual
3. Verifique se a criança compreendeu as instruções ou
explicações
4. Bata na mesa com uma caneta (ou outro material) para
captar a atenção da criança
5. Encoraje a criança a sublinhar as palavras-chave das
instruções
6. Permita que a criança com PHDA possa levantar-se da
sua cadeira para distribuir papéis ou escrever no quadro
7. Chame a atenção com frases como: “Isto é importante!”
Organização
1. Reconheça que a desorganização é uma incapacidade
importante para quase todas as crianças com PHDA. De facto, é difícil
diagnosticar PHDA na ausência de problemas de organização
2. Assegure-se que tanto os pais como a criança sabem quais os trabalhos escolares a
efetuar em casa. A maioria das crianças podem assumir esta responsabilidade,
mas não as que apresentam PHDA. Pode utilizar as seguintes opções:
a)Entregue um esquema
de trabalho a efetuar
durante a semana
b)Informe os pais e o aluno sobre as rotinas (p/ex. ditados às
sextas-feiras)
c)Informação prévia das datas de avaliações
d)Notifique imediatamente a família quando existirem trabalhos de casa
atrasados através de um telefonema ou e-mail (quando possível) do professor para
os pais; telefonema dos pais para a escola semanalmente para atualização de
informação
e)Permita a realização de trabalhos atrasados ou efetuados incorretamente
Comentários
Enviar um comentário