PHDA... e agora?


                                           


Algumas dicas para lidar com crianças com PHDA:

Na sala de aula

1.    Sente-a na primeira fila

2.    Estabeleça um bom contacto visual

3.    Verifique se a criança compreendeu as instruções ou explicações

4.    Bata na mesa com uma caneta (ou outro material) para captar a atenção da criança

5.    Encoraje a criança a sublinhar as palavras-chave das instruções

6.    Permita que a criança com PHDA possa levantar-se da sua cadeira para distribuir papéis ou escrever no quadro

7.    Chame a atenção com frases como: “Isto é importante!”

 


Organização


1.  Reconheça que a desorganização é uma incapacidade importante para quase todas as crianças com PHDA. De facto, é difícil diagnosticar PHDA na ausência de problemas de organização

2.    Assegure-se que tanto os pais como a criança sabem quais os trabalhos escolares a efetuar em casa. A maioria das crianças podem assumir esta responsabilidade, mas não as que apresentam PHDA. Pode utilizar as seguintes opções:

a)Entregue um esquema de trabalho a efetuar durante a semana

b)Informe os pais e o aluno sobre as rotinas (p/ex. ditados às sextas-feiras)

c)Informação prévia das datas de avaliações

d)Notifique imediatamente a família quando existirem trabalhos de casa atrasados através de um  telefonema ou e-mail (quando possível) do professor para os pais; telefonema dos pais para a escola semanalmente para atualização de informação

e)Permita a realização de trabalhos atrasados ou efetuados incorretamente


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um filmezinho para descontrair 💆